Seminário discute o fortalecimento da cultura nos países latino-americanos

Evento será realizado em Brasília no início do próximo mês e reunirá participantes de toda a América Latina. Meta é consolidar proposta de lei que prevê a implementação de projetos semelhantes ao Ponto de Cultura em toda a região.

 Nos dias 03 e 04 setembro, Brasília será palco de uma importante articulação pelo fortalecimento da cultura nos países que integram o Mercosul e outros da América Latina.

Nesses dois dias acontecerá, no auditório II do Museu Nacional da República, o Seminário Cultura e Protagonismo Social na América Latina. O encontro, uma iniciativa da Articulação Latinoamericana: Cultura e Política (ALACP), reunirá especialistas e protagonistas de diversos países latino-americanos para debater propostas conjuntas sobre a legislação cultural na região. O seminário acontecerá no âmbito da nona edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília.

Em pauta, estarão questões como o estabelecimento de um diálogo intercultural; a integração regional; oportunidades para um desenvolvimento sustentável; cidadania e direitos culturais, fortalecimento institucional e das dinâmicas da cultura; e a possibilidade de implementação de um projeto piloto de “Pontos de Cultura” na região do Cone Sul.

Para que esta iniciativa seja possível, durante o evento será apresentada a proposta de um anteprojeto de lei que será encaminhado ao Parlamento do Mercosul e a parlamentos nacionais da América do Sul. O documento prevê que os “Pontos de Cultura” se articularão entre si, formando redes de natureza regional, bem como terão atuação focada, prioritariamente, em áreas com índices significativos de violência, baixa escolaridade e outros indicadores de baixo desenvolvimento.

 Durante o encontro, nomes como Gilberto Gil (cantor, compositor e ex-ministro da Cultura do Brasil), Hugo Achugar (diretor de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai), Mabel Muller (parlamentar representante da Argentina no Parlasul), e Mirtha Palácios (parlamentar representante do Paraguai no Parlasul) são alguns dos que estarão presentes nas mesas de debate que serão realizadas.

 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail oficinascena2009@gmail.com. No campo assunto deverá ser escrita a palavra “Seminário” e no corpo da mensagem deverão ser inseridas as seguintes informações: nome; grupo; organização; área de atuação; telefone; e e-mail.

 Sobre os Pontos de Cultura

No Brasil, a iniciativa consiste no apoio a projetos desenvolvidos pela sociedade civil, selecionados por editais públicos. O Ponto de Cultura não segue um padrão, nem para instalações físicas, nem de programação ou atividades. Pelo contrário, sua marca consiste na transversalidade das atividades culturais e na gestão compartilhada entre o poder público e a comunidade. Os Pontos de Cultura devem funcionar como instrumento de estímulo e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, desenvolvendo ações continuadas em áreas como culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material, expressões artísticas, entre outras.

 Sobre a ALACP

A Articulação Latinoamericana: Cultura e Política (ALACP) é uma rede de experiências e de comunicação composta por organizações sociais, culturais e de expressões artísticas que visa contribuir para os processos de democratização/cidadania cultural, construção de valores e símbolos que sejam capazes de mobilizar manifestações e posições de afirmação a favor de uma sociedade mais justa, plural, equitativa, sustentável fundada na radicalização e implementação dos direitos humanos nas diversas sociedades e povos da América Latina. Mais informações sobre a rede estão disponíveis em www.culturaypolitica.com

 

Serviço

O quê: Seminário Cultura e Protagonismo Social na América Latina

Quando: 03 e 04 de setembro de 2009

Onde: Auditório II do Museu Nacional da República, em Brasília (DF)

Hora: 09h às 18h

 

Para saber mais sobre o projeto de lei, a programação do seminário e agendar entrevistas, entre em contato com a gente:

AF2 Comunicação

Ana Flávia Flôres

(61) 3326-0831/0832 ou 8165-3935

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.